terça-feira, 27 de abril de 2010

Visita da Newburn Judo Club


Hoje, a nossa escola teve o privilégio de receber uma delegação da Newburn Judo Club, que se encontra a estagiar na Ilha da Madeira, incluindo o treinador da equipa.

Depois de uma breve visita às salas de aula, seguiu-se uma apresentação de números musicais, diálogo connosco sobre o judo, onde alguns alunos fizeram algumas perguntas...

Depois foi o momento pelo qual todos esperavam…a demonstração de judo.

Foi um dia muito divertido para os nossos alunos.

Para quem tiver curiosidade em saber mais sobre esta equipa consulte o seguinte site: http://www.newburnjudo.co.uk/1.html

domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril de 1974

Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces as coisas como os teus pais ou os teus avós que viveram nesta época. Sabias que o golpe de estado do 25 de Abril de 1974 ficou conhecido para sempre como a "Revolução dos Cravos"?

Diz-se que foi uma revolução porque a política do nosso País se alterou completamente.

Mas como não houve a violência habitual das revoluções (manchada de sangue inocente), o povo ofereceu flores (cravos) aos militares que os puseram nos canos das armas.

Em vez de balas, que matam, havia flores por todo o lado, significando o renascer da vida e a mudança!

O povo português fez este golpe de estado porque não estava contente com o governo de Marcelo Caetano, que seguiu a política de Salazar (o Estado Novo), que era uma ditadura. Esta forma de governo sem liberdade durou cerca de 48 anos!

Enquanto os outros países da Europa avançavam e progrediam em democracia, o regime português mantinha o nosso país atrasado e fechado a novas ideias.

Sabias que em Portugal a escola só era obrigatória até à 4ª classe? Era complicado continuar a estudar depois disso. E sabias que os professores podiam dar castigos mais severos aos seus alunos?

Todos os homens eram obrigados a ir à tropa (na altura estava a acontecer a Guerra Colonial) e a censura, conhecida como "lápis azul", é que escolhia o que as pessoas liam, viam e ouviam nos jornais, na rádio e na televisão.

Antes do 25 de Abril, todos se mostravam descontentes, mas não podiam dizê-lo abertamente e as manifestações dos estudantes deram muitas preocupações ao governo.

Os estudantes queriam que todos pudessem aceder igualmente ao ensino, liberdade de expressão e o fim da Guerra Colonial, que consideravam inútil.

Sabias que os países estrangeiros, que no início apoiavam Salazar e a sua política, começaram a fazer pressão contra Portugal. Por isso o governante dizia que o nosso País estava "orgulhosamente só".

Quando Salazar morreu foi substituído por Marcelo Caetano, que não mudou nada na política.

A solução acabou por vir do lado de quem fazia a guerra: os militares. Cansados desse conflito e da falta de liberdade criaram o Movimento das Forças Armadas (MFA), conhecido como o "Movimento dos Capitães".

Depois de um golpe falhado a 16 de Março de 1974, o MFA decidiu avançar. O major Otelo Saraiva de Carvalho fez o plano militar e, na madrugada de 25 de Abril, a operação "Fim-regime" tomou conta dos pontos mais importantes da cidade de Lisboa, em especial do aeroporto, da rádio e da tv.

As forças do MFA, lideradas pelo capitão Salgueiro Maia, cercaram e tomaram o quartel do Carmo, onde se refugiara Marcelo Caetano. Rapidamente, o golpe de estado militar foi bem recebido pela população portuguesa, que veio para as ruas sem medo.

Sabias que para os militares saberem quando avançar foram lançadas duas "senhas" na rádio? A primeira foi a música "E Depois do Adeus", de Paulo de Carvalho, a segunda foi "Grândola, Vila Morena", de Zeca Afonso, que ficou ligada para sempre ao 25 de Abril.

Depois de afastados todos os responsáveis pela ditadura em Portugal, o MFA libertou os presos políticos e acabou com a censura sobre a Imprensa. E assim começou um novo período da nossa História, onde temos liberdade, as crianças todas podem ir à escola e o País juntou-se ao resto da Europa.

Citado em: http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Portugal&ID=101


"E Depois do Adeus"



"Grândola Vila Morena"

sexta-feira, 23 de abril de 2010

DIA MUNDIAL DO LIVRO - 23 de Abril

O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (também chamado de Dia Mundial do Livro) é um evento comemorado todos os anos no dia 23 de Abril, e organizado pela UNESCO para promover o prazer da leitura, a publicação de livros e a protecção dos direitos de autor. O dia foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu entre 25 de Outubro e 16 de Novembro de 1995.

A data de 23 de Abril foi escolhida porque nesta data do ano de 1616 nasceram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega. Para além disto, nesta data, em outros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.


Todos os anos são organizados uma série de eventos para celebrar este dia.


Semana do estudo do arroz

Na última semana, os alunos da nossa escola estiveram envolvidos na confecção de excelentes pratos relacionados com o estudo do arroz.

Aprenderam muitas coisas sobre o arroz e cada turma fez uma receita: risoto de frango; arroz de feijão; arroz de polvo e por último o arroz de marisco.

Todos participaram com interesse e motivação.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia Mundial da Terra - 22 de Abril

O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. É festejado em 22 de Abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.


No Dia Mundial da Terra, que se comemora hoje, a humanidade é confrontada com vários alertas. Um dos mais importantes tem a ver com o envio de dióxido de carbono para a atmosfera que está a provocar um aumento da temperatura em todo o mundo.

As notícias sobre o planeta não são as melhores no dia em que se comemora o Dia Mundial da Terra. A temperatura em todo o mundo está a aumentar graças ao dióxido de carbono que os homens enviam todos os dias para a atmosfera.

O alerta chega da comunidade científica que é bem clara ao afirmar que este aumento de temperatura irá provocar até ao ano de 2050 a extinção de milhares de espécies animais.

Mas há mais avisos e todos eles preocupantes. As águas dos oceanos vão subir e provocar grandes inundações em diversos pontos do planeta e daí que muitas das cidades que se encontram em zonas costeiras sejam alvo de risco sério de destruição.

Outro dos alertas que surge neste Dia Mundial da Terra tem a ver com as doenças tropicais que devem aumentar em larga escala e dar origem a um surto de epidemias, mesmo em regiões onde este tipo de doenças já foi erradicado.


segunda-feira, 19 de abril de 2010

Festa da Flor

Celebrando a Primavera e o exuberante florescer típico da época, ainda mais intenso na Madeira devido ao seu clima subtropical, o Funchal é palco de um sumptuoso espectáculo, a Festa da Flor.
Os festejos iniciam-se no sábado, quando milhares de crianças vestidas a preceito, acorrem à Praça do Município, para participarem na construção de um mural de flores - Muro da Esperança.
No dia seguinte, dezenas de carros alegóricos, enfeitados com uma multiplicidade de flores típicas da ilha, deixam no ar suaves e efémeros perfumes - é o grande cortejo da Flor.

Paralelamente os artistas madeirenses dedicam-se à construção de inesquecíveis tapetes florais estrategicamente expostos pelas ruas e organizam-se concursos de decoração de montras.

Citado em: http://www.visitportugal.com/NR/exeres/9C638D62-FF13-4FEF-8E31-8099AA8C9DBE,frameless.htm?parentGuid=%7BFC18D9EC-5FDB-48C4-95E6-DDD0D9A4E672%7D

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Dia Mundial da Voz - 16 de Abril


O Dia Mundial da Voz, tem como objectivo a sensibilização para a importância da voz, suas alterações e os cuidados a ter, para manter uma voz saudável.

A história deste dia começa em 1999, quando a Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz lança a Campanha Nacional da Voz, vocacionada para atender e orientar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde vocal.

Em 2003 a campanha ganhou reconhecimento internacional e o dia 16 de Abril entrou para o calendário como o Dia Mundial da Voz, com a adesão de países como Portugal, Espanha, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela, Panamá e Estados Unidos.

Para mais informações sobre o Dia Mundial da Voz consulte os seguintes links:

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Animarte

Inserido no projecto “Educamedia - aprender com o cinema”, os nossos alunos foram ao Teatro Municipal Baltazar Dias ver o filme “O Rapaz Formiga”.

Foi uma experiência divertida e muito pedagógica, pois a maioria dos alunos nunca tinha visitado um verdadeiro teatro.

Os alunos aprenderam e divertiram-se com o filme.

Foi uma experiência enriquecedora!