quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Dia da Declaração Universal dos Direitos do Homem – 10 de Dezembro


"Em 1950, a Assembleia Geral convidou todos os Estados e organizações interessados a celebrar, a 10 de Dezembro, o Dia dos Direitos Humanos [resolução 423 (V)]. Nesse Dia, comemora-se a aprovação, pela Assembleia Geral, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948".

Citado em: http://comemorando.blogspot.com/2004/12/10-de-dezembro-dia-da-declarao.html

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dia da Imaculada Conceição - Dia 8 de Dezembro


Hoje, 8 de Dezembro, feriado nacional é dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Celebração de Aniversários – Mês de Novembro

Hoje celebrámos os aniversários dos alunos, que fizeram anos no mês de Novembro. O bolo foi especial, pois foi confeccionado pelos alunos na aula de Culinária.

O bolo estava delicioso (como sempre) e todos adoraram!

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – 3 de Dezembro

O dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembléia Geral da ONU em 1982.

Citado em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_internacional_das_pessoas_com_defici%C3%AAncia

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Educamedia: “Aprender com o cinema”

Hoje foi dia da projecção do filme: “A Idade do Gelo 3”, que tem por base a projecção de diversos filmes durante o ano lectivo, que foram seleccionados segundo dois critérios: o conteúdo temático a ser desenvolvido na sala de aula e a idade do aluno.

Depois do visionamento, trabalhamos na sala de aula a compreensão do filme e a análise dos personagens e realizamos pesquisas na internet.


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia da Restauração da Independência – 1 de Dezembro


Como deves saber, o dia 1 de Dezembro é feriado em Portugal. Nesse dia comemora-se o Dia da Restauração da Independência.

Tudo começou em finais do séc. XVI: o rei de Portugal era D. Sebastião.

Em 1578, D. Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África. Portugal ficou, assim, sem rei, pois D. Sebastião era muito novo e ainda não tinha filhos, não havia herdeiros directos para a coroa portuguesa.

Assim, quem subiu ao trono foi o Cardeal D. Henrique, que era tio-avô de D. Sebastião. Mas só reinou durante dois anos porque nem todos estavam de acordo com ele como novo rei.

Em 1580, nas Cortes de Tomar, Filipe II, rei de Espanha, foi escolhido como o novo rei de Portugal. A razão para a escolha foi simples: Filipe II era filho da infanta D. Isabel e também neto do rei português D. Manuel, por isso tinha direito ao trono.

Nesta altura, era frequente acontecerem casamentos entre pessoas das cortes de Portugal e Espanha, o que fazia com que houvesse espanhóis que pertenciam à família real portuguesa e portugueses que pertenciam à família real espanhola.

Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe IV (III de Portugal). Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país.

Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo).

Sabias que havia também defensores do rei espanhol em Portugal? Mas o povo não gostava disso porque o País não era governado com justiça e havia muitos problemas e ataques às províncias ultramarinas e, especialmente, ao Brasil.

Na altura, a Duquesa de Mântua era vice-rainha e Miguel de Vasconcelos era escrivão da Fazenda do Reino. Tinha imenso poder.
No dia 1 de Dezembro de 1640, os Restauradores mataram-no a tiro e foi defenestrado (atirado da janela abaixo) no Paço da Ribeira.

Filipe III abandonou o trono de Portugal e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei.

O dia 1 de Dezembro passou a ser comemorado todos os anos como o Dia da Restauração da Independência de Portugal, já que o trono voltou para um rei português.

Citado em: http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?ID=365&P=Portugal