segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dia da Biblioteca Escolar – 25 de Outubro

Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship (IASL), o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em Outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares... ".
O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 25 de Outubro como o Dia da Biblioteca Escolar, permitindo, deste modo, às escolas a preparação atempada de actividades específicas a realizar neste dia, independentemente de todas as acções que possam levar a efeito noutros dias do mês.

Acção de sensibilização sobre a higiene oral

Hoje, a nossa escola recebeu a visita da enfermeira Daniela que veio realizar uma acção de sensibilização sobre a higiene oral.


domingo, 17 de outubro de 2010

Dia Mundial da Alimentação - 16 de Outubro



"Desde 1981, celebra-se, a 16 de Outubro, o Dia Mundial da Alimentação. Esta data é comemorada por mais de 150 países com o intuito de alertar e consciencializar a opinião pública para questões globais relacionadas com a nutrição e alimentação. No ano 2000, Kofi Annan, na sua mensagem alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, lembra que «o problema da fome é particularmente agudo no mundo em desenvolvimento. Uma em cada cinco pessoas dos países em desenvolvimento não tem acesso a alimentação com a qualidade suficiente. Em África, uma em cada três crianças sofre de subnutrição crónica. No total, 6 milhões de crianças em idade pré-escolar morrem todos os anos, em consequência da fome".

Citado em:http://www.leme.pt/historia/efemerides/1016/

"A 16 de Outubro de 2010, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, coincidindo esta data com o 65º aniversário da Organização para a Agricultura e a Alimentação das Nações Unidas (FAO).

O tema escolhido este ano é “Unidos contra a fome”, que visa reconhecer os esforços realizados na luta contra a fome no mundo, a nível nacional, regional e internacional. A união contra a fome realiza-se quando o estado, as organizações da sociedade civil e o sector privado trabalham em parceria, com o objectivo de eliminar a fome, a pobreza e a desnutrição.

Neste Dia Mundial da Alimentação 2010, em que o número de pessoas com fome no mundo atinge níveis altamente preocupantes, torna-se imperioso assegurar o abastecimento alimentar a uma população mundial em crescimento.

De acordo com a FAO, a produção de alimentos terá de aumentar 70 por cento até 2050, para alimentar uma população de nove mil milhões de pessoas. No que concerne a produção agrícola, o seu aumento poderá ser feito de forma sustentável, através do recurso a políticas adequadas e a tecnologias e abordagens correctas que complementem os ciclos naturais".

Citado em:http://www.gppaa.min-agricultura.pt/Destaques/DMA.html

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O estudo do microscópio

Hoje, a Turma A teve a visita da Drª Élia que juntamente com a professora Ana Paula estiveram a falar sobre o microscópio.

Nesta aula, os alunos aprenderam muitas coisas sobre este instrumento, desde a sua história, constituição e cuidados a ter na sua utilização.


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dia Nacional dos Castelos - 7 de Outubro

"Hoje, 7 de Outubro, comemora-se o Dia Nacional dos Castelos. Este dia foi instituído em 1984, tendo sido estabelecido o primeiro sábado de Outubro como a data de comemoração. Desde essa altura, com poucas interrupções, esta data tem vindo a ser comemorada em vários locais do país. Em 2003 a data foi fixada no dia 7 de Outubro. O objectivo para o futuro será a implementação de comemorações a nível nacional, promovendo em todo o país acções que visem a reflexão sobre o nosso património fortificado.

Os castelos serviram, durante muitos anos, para proteger as cidades dos ataques dos inimigos. Hoje muitos estão em ruínas por deixarem de ter utilidade. Eram construídos em sítios muito altos, de onde se pudessem ver os inimigos a chegar. Estavam muito bem protegidos e resistiam a quase tudo.

Portugal é um país rico neste tipo de património, mas nem sempre as pessoas lhe dão o devido valor, encontrando-se muitas das nossas fortificações, praticamente ao abandono".

Citado em: http://cruzesdamonica.blogspot.com/2009/10/dia-nacional-dos-castelos.html

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Implantação da República - 5 de Outubro

“Portugal foi, desde a sua fundação, governado por reis. A essa forma de governo chama-se monarquia.

No entanto, nos finais do século XIX, havia muitas pessoas que achavam que a monarquia não era a melhor forma de governar um país: o rei reinava a vida toda.

Quando morria era o filho mais velho, o príncipe, que tomava o seu lugar.

Os problemas que as pessoas viam na monarquia eram devidos a coisas muito simples:

E se o rei governasse mal?
E se fosse cruel para com os súbditos (o povo)?
E se ficasse doente ou louco?
E se tivesse ideias extravagantes que prejudicassem as pessoas?
E se decidisse mal coisas importantes para o país?
E se se deixasse influenciar demais por pessoas com más intenções?

Claro que estes problemas podem acontecer com qualquer governante, fosse ele um rei ou outro...No entanto, as vantagens de uma forma de governar diferente eram vistas como boas. Seria um sistema diferente: uma república.

As repúblicas têm dirigentes eleitos por períodos de tempo mais curtos, e o controlo do poder parecia mais eficaz.

Por tudo isto, grupos de cidadãos portugueses, partidários de um sistema de governo republicano, foram-se revoltando e acabaram por conseguir terminar com a monarquia e implantar a República, como vinha acontecendo noutros países da Europa.

Isto aconteceu a 5 de Outubro de 1910.

A República foi proclamada dos Paços do Concelho (a Câmara Municipal) em Lisboa. A importância deste facto foi tal que se decidiu que essa data fosse um dia feriado.

O último rei foi D. Manuel II que partiu para Inglaterra com a restante família real, ficando aí a viver no exílio.

O primeiro presidente foi Teófilo Braga, mas foi apenas presidente do Governo Provisório até às eleições, onde foi eleito como primeiro Presidente de Portugal Manuel de Arriaga.

A implantação da República fez com que Portugal mudasse a sua bandeira e o seu hino para aqueles que temos actualmente e o nome da sua moeda para o escudo”.

Citado em:http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?ID=132&P=Portugal

Dia Mundial dos Professores


"No dia 5 de Outubro comemora-se o dia mundial do Professor. Um pouco por todo o mundo, serão realizadas múltiplas iniciativas que visam sublinhar a importância dos docentes para o desenvolvimento das nossas sociedades.

Em todas as circunstâncias, o que se põe em evidência é o papel fundamental que os professores desempenham na área vital da educação e da formação das pessoas. São estes os profissionais que lutam diariamente, esforçando-se para oferecerem uma educação de qualidade, às crianças de todo o mundo.Sendo vitais em qualquer processo que visa elevar os níveis de ensino, promover a aprender a viver-se em paz e a eliminar-se a discriminação, os professores são quem trabalha de perto com as crianças e os jovens que deverão contribuir no amanhã, quando já forem adultos, para a construção de sociedades mais tolerantes e desenvolvidas".

Citado em:http://www.fne.pt/content/item/show/id/3742

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dia Mundial do Animal - 4 de Outubro

"O dia mundial do animal, 4 de Outubro, celebra-se desde 1930 em mais de 45 países. Neste dia os homenageados são os nossos amigos e companheiros animais. Não só devemos amar e respeitar os animais que vivem nas nossas casas, como também devemos reflectir e lembrarmo-nos dos muitos animais que sofrem às mãos humanas. Cães, gatos, aves, porcos, vacas, répteis, cabras, ovelhas são explorados sem que muitas vezes nos apercebamos. A melhor homenagem que podemos prestar a estas inocentes vítimas é transmitir a mais pessoas o que realmente acontece em laboratórios, matadouros, circos, rodeios, etc, para que elas boicotem o que estiver envolvido no sofrimento animal. Já pensaste no bom que seria no futuro festejar-se o dia do animal e já não existir a tortura massiva que faz parte da actualidade? Pensar que os animais já não eram explorados e que os seus direitos (proclamados pela UNESCO em 1978) eram devidamente respeitados? Utópico...? Pode ser um futuro próximo. E se gostas de animais, podes tomar uma parte activa e contribuir para que este futuro se aproxime. Nos últimos anos, associações de defesa animal (como a LPDA - Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais) têm organizado eventos e campanhas de adopção para comemorar o dia mundial do animal.

Origem do Dia do Animal

Franciscus van Assisi nasceu em Assis velha cidade da Itália, situada na região da Úmbria em 26 de Setembro de 1182. Passou por um período de doença na sua vida, a partir do qual decidiu passar a ajudar os mais carenciados. Franciscus amava os animais e protegia-os. Chegou a comprar pássaros engaiolados só para os ver voar de novo em liberdade. Morreu a 4 de Outubro de 1226. Dois anos após a sua morte foi santificado. Em 1929 no Congresso de Protecção Animal em Viena, Áustria, foi declarado o dia da morte de São Francisco de Assis como o Dia Mundial do Animal, por Francisco de Assis ser tão bondoso para os animais. Em Outubro de 1930, foi comemorado pela primeira vez o Dia Mundial do Animal. A 15 de Outubro de 1978 foram registados os direitos dos animais através da aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Animal pela UNESCO. O Dr. Georges Heuse, secretário-geral do Centro Internacional de Experimentação de Biologia Humana e cientista ilustre, foi quem propôs esta declaração.

Lembra-te, não só no dia mundial do animal, como todos os dias, que os animais não se podem defender sozinhos e que muitos são os crimes a que são submetidos sem a menor piedade. Nunca deixes de ajudar um animal que precise, ele ficar-te-á grato para toda a vida"!

Citado em:http://mundo_animal.blogs.sapo.pt/12767.html

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dia Mundial da Música - 1 de Outubro


"O Dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pelo International Music Council, uma organização não-governamental fundada em 1948 sob o patrocínio da UNESCO. Pretendia-se, assim, promover os valores da paz e da amizade por intermédio da música. Hoje, e passadas mais de três décadas, a data continua a ser assinalada em todo o planeta".

Citado em:http://www.caestamosnos.org/Pesquisas_Carlos_Leite_Ribeiro/Dia_Mundial_da_Musica.html

Dia Nacional da Água - 1 de Outubro

"Assinala-se hoje o Dia Nacional da Água no sentido de alertar para uma maior necessidade de proteger este precioso recurso que é a água e os ecossistemas aquáticos.

A água doce é um recurso precioso, básico e essencial à vida sob todas as suas formas, assumindo, por isso, particular relevância a necessidade da sua preservação. Os recursos hídricos encontram-se no topo das preocupações ambientais. A crescente escassez de água, o rápido aumento populacional, levam a que muitos se questionem se os recursos de água doce poderão vir a ser fonte de conflitos internacionais durante este século. Portugal, por exemplo, partilha 48 % das suas reservas de água com Espanha.

A qualidade da água para consumo em Portugal está a melhorar. A conclusão é da entidade reguladora dos serviços de águas e resíduos. De acordo com o relatório, em 1993 apenas metade da água era de boa qualidade, em 2009esse indicador atingiu os 98%".

Citado em: http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=567&articleID=2165

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Celebração de Aniversários



Com o início de novo ano lectivo, começam as celebrações de aniversários na nossa escola.

Hoje celebrámos os aniversários dos alunos, que fizeram anos nos meses de Julho, Agosto e Setembro. O bolo foi especial, pois foi confeccionado na aula de Culinária pelos alunos da turma B.

O bolo estava delicioso! Todos adoraram!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dia Mundial do Turismo - 27 de Setembro



"Embora muitos não saibam, em 27 de Setembro é comemorado o Dia Mundial do Turismo.

A data foi instituída pela Organização Mundial do Turismo (OMT), órgão que compõe o Sistema das Nações Unidas, em Setembro de 1979, e a cada ano a data aborda um tema diferente, tornando a data capaz de conscientizar a sociedade de certos valores políticos e culturais que têm sérios laços com o turismo.

Este ano o tema do dia 27 será “Turismo e a diversidade biológica”, e as comemorações serão oficialmente patrocinadas pela China. Esse tema tem como objetivo sensibilizar sobre a importância da biodiversidade para o turismo e sobre o papel do turismo sustentável na preservação da vida na Terra, mostrando que tanto os operadores como os viajantes têm uma responsabilidade global na preservação de espécies únicas e dos ecossistemas que compõe o nosso planeta".

Citado em: http://viagemturismoja.blogspot.com/2010/09/dia-mundial-do-turismo.html

Feliz Outono


recados orkut

Super recados de Início do Outono! Basta um clique!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dia Europeu Sem Carros


Hoje, Portugal voltou a celebrar o Dia Europeu Sem Carros.

Num momento em que, segundo a Quercus, Portugal emite cerca de 1,5 toneladas por dia de CFC’s, o nosso país converte-se num dos membros da União Europeia com maior responsabilidade na destruição da camada de ozono.

Promover formas de vida alternativas, sensibilizar as pessoas para as questões ambientais e para os efeitos negativos do tráfego urbano, são alguns dos principais objectivos desta iniciativa, promovida pela União Europeia, e que tem assistido a resultados positivos crescentes.

Organizado pela primeira vez em França, em 1998, o Dia Europeu Sem Carros estendeu-se, posteriormente, ao resto da Europa e a outros países fora do Velho Continente, nomeadamente Israel, Tailândia e Argentina, ficando estabelecido como iniciativa europeia pela Comissária Europeia para o Ambiente, Margot Wallström, no ano 2000.

Por tudo isto, utilizemos meios de transporte colectivos, bicicletas e outros meios menos poluentes, para bem do ambiente e de todos nós!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O 1º dia

Olá a todos,

As aulas começaram finalmente e como manda a tradição, no nosso estabelecimento de ensino realizou-se uma assembleia de escola, com a participação de toda a comunidade educativa, onde se fez a apresentação do corpo docente, discente, encarregados de educação e funcionários.

Posteriormente, discutimos alguns assuntos relacionados com a vida escolar. De seguida, houve a intervenção da Drª Lurdes Perdigão que informou os presentes sobre a importância do acompanhamento dos Encarregados de Educação em relação aos seus educandos.
Depois de toda esta agitação, fomos finalmente para as salas trabalhar.

Foi bom regressar à escola

Bom ano lectivo!


Bom ano lectivo 2010/2011


sexta-feira, 25 de junho de 2010

Boas Férias

A EB1 dos Louros deseja a todos os meninos e meninas, amigos e visitantes que nos acompanharam e partilharam alegrias connosco durante este ano lectivo umas Boas Férias.


Até ao próximo ano!!