sábado, 21 de fevereiro de 2009

Cortejo de Carnaval

Realizou-se no dia 20 de Fevereiro, o já tradicional Cortejo de Carnaval, organizado pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e que mais um vez teve a participação da nossa escola.
Aqui ficam algumas fotos desse dia.
BOM CARNAVAL!!!!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Baile de Carnaval

Hoje (19 de Fevereiro), a nossa escola realizou o seu tradicional Baile de Carnaval, que este ano teve como convidados especiais o Drº Rui Anacleto, a Drª Nadina Mota e o Drº Manuel André.
Cada turma apresentou um número musical aos convidados, e depois começou o Baile.
Foi um dia muito divertido, e que contou com a participação/colaboração de toda a comunidade escolar.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O Carnaval

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleães, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas sendo o Carnaval do Rio de Janeiro considerado o mais importante do mundo.

Em Portugal, existe uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os Carnavais da Ilha da Madeira, Ovar, Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres Vedras e Sines. Juntamente com o Carnaval de Canas de Senhorim com perto de 400 anos e tradições únicas como os Pizões, as Paneladas, Queima do Entrudo, Despique entre outras. Nos Açores, mais propriamente na ilha Terceira, reside uma das formas mais peculiares do Carnaval em Portugal, as Danças e Bailinhos de Carnaval. Esta tradição, tida como a maior manifestação de teatro popular em Portugal, remonta ao tempo dos primeiros povoadores e reflecte um estilo teatral bem ao jeito dos Autos Vicentinos.

A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de "afastamento" dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale", que, acabou por formar a palavra "carnaval".

Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma. Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinónimo de Carnaval.

No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os bailes de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao carácter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato actual.

Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa, com excepção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do Outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

Carnaval na Ilha da Madeira

As festividades do Carnaval espelham as características culturais do povo madeirense. Este povo é exemplo de alegria, felicidade e cor, parte integrante das suas personalidades. Sendo um dos eventos preferidos dos turistas, o Carnaval assumiu, desde sempre, características especiais. Desde o primeiro dia, este projecto pretende-se cimentado numa mensagem de alegria, cor e juventude.

O Carnaval na Madeira tem dois cortejos: o alegórico e o trapalhão. O primeiro é mais sofisticado e necessita de um projecto criativo da parte de todos os grupos e figurantes. O segundo conta com a participação espontânea de todo o público interessado. Estes cortejos realizam-se nas ruas do Funchal e, durante aproximadamente um mês, os grupos levam todo o tipo de animação aos hotéis.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Correio da Amizade

Este ano, realizou-se uma vez mais, a tradicional troca de correspondência alusiva ao Dia da Amizade (14 de Fevereiro).
O correio recolhido durante vários dias, foi finalmente aberto e entregue (dia 16 de Fevereiro)aos seus destinatários.
Foi uma actividade que teve a participação e entusiasmo de toda a comunidade escolar, e que voltará para o próximo ano.
VIVA A AMIZADE!!!!!!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Concurso de Cartazes - Educação Rodoviária

Nas últimas semanas, os alunos da nossa escola estiveram envolvidos na construção de cartazes relacionados com a Educação Rodoviária.
Todos participaram com interesse e motivação, na realização de belos cartazes, o que dificultou a tarefa do júri em escolher o vencedor.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Visita do escultor Luís Paixão

Nos dias 9 e 11 deste mês, a nossa escola teve o privilégio de receber a visita do conceituado escultor/professor Drº Luís Paixão.
O mesmo veio dar uma formação aos nossos alunos sobre como fazer esculturas em barro.
Os trabalhos dos alunos, serão alvo de uma exposição em local a definir futuramente.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Dia de São Valentim/Amizade

O Dia de São Valentim (Valentine’s Day, em inglês), tem a sua origem num acontecimento ocorrido na segunda metade do século III na cidade de Terni, a 75 km de Roma.

O Império Romano era governado, na altura, por Claudius II que estava envolvido em diversas campanhas militares consideradas demasiado sangrentas, o que levou a dificuldades na recruta de novos soldados para as legiões romanas. Tendo o Imperador considerado que a razão destas dificuldades residia no facto dos homens não quererem abandonar as suas namoradas e esposas, proibiu todos os noivados e casamentos em Roma.

Contrariando essa determinação, Valentim, bispo de Terni, continuou a casar jovens apaixonados. Quando o Imperador tomou conhecimento da celebração dessas cerimónias, ordenou a sua prisão e execução, facto que ocorreu a 14 de Fevereiro de 270.

Em 498, o Papa Gelasius santificou-o, passando o dia da sua morte a estar conotado com os apaixonados.

As festividades em honra deste santo foram, pouco a pouco, substituindo as Lupercais, festa pagã da fertilidade que se realizava em meados de Fevereiro.

Em Portugal, a devoção a São Valentim é bastante limitada. Não conhecemos, por exemplo, nenhuma freguesia que tenha este santo como patrono. Já o mesmo não se pode dizer de outros países onde a popularidade do santo é evidente. Em França, por exemplo, existe uma localidade chamada Saint-Valentin.

O costume de aproveitar esta data para oferecer algo a quem se ama, teve início em 1840, quando Esther A. Howland começou a produzir, em grande quantidade, lembranças para comemorar o Valentine's Day. Este procedimento foi-se alargando a todo o mundo, com o apoio dos lojistas que vêm na data uma boa oportunidade de negócio.

Em todo o mundo o Dia dos Namorados é celebrado. Seja com este nome ou chamando-lhe Dia de São Valentim, muitos são os países que não deixam passar a data de 14 de Fevereiro. De Portugal ao Japão, Itália e Dinamarca, Inglaterra e Estados Unidos, todos eles celebram o amor/amizade nesta altura.