terça-feira, 16 de fevereiro de 2010


Carnaval




Carnaval na Ilha da Madeira


Diz quem já lá foi que festejar o Carnaval na Madeira é uma experiência que nunca mais se esquece.
Em primeiro lugar porque não está tanto frio como no Continente e depois porque a festa é mesmo muito divertida!

Sabias que o Carnaval madeirense é tal e qual o povo da ilha?
Além de ser muito animado, é cheio de cor e movimento. Por lá ninguém gosta de estar parado, e adoram a juventude e a alegria.

É por isso que todos os anos centenas de turistas (portugueses e estrangeiros) voam de propósito até à Madeira só para assistirem ao seu tão famoso Carnaval.

Os seus cortejos sempre tiveram a característica de se adaptarem ao momento, sem se preocuparem muito com o que é ou não mais tradicional.

Estes cortejos carnavalescos realizam-se normalmente nas ruas do Funchal e, apesar de serem compostos por vários grupos diferentes, não existe competição.
Isto sucede porque todos os participantes são contagiados pela magia das multidões que se juntam nos passeios das ruas da cidade que dão passagem ao corso.

Queres saber uma coisa engraçada?
Na Madeira os políticos não se importam de ir também para a rua mascarados festejar o Carnaval e participar, tal como toda a gente, nas batalhas de flores, e lançar saquinhos de farinha de trigo e cascas de laranja.

Uma das coisas divertidas do Carnaval da Madeira é o facto de ter "dois carnavais".
- Um é o "alegórico", ou seja, aquele que é muito organizado, com grupos e figurantes vestidos com o mesmo tema.
- O outro é o "trapalhão", de que fazem parte todas as pessoas que se juntam à festa mascaradas, mas que não pertencem à parte organizada.

O mais curioso é que ninguém se aborrece por os "dois carnavais" andarem misturados. O que se pretende mesmo é que toda a gente se divirta bastante!

Citado em: http://www.junior.te.pt/carnaval03/carnaval_port_madeira.html

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Dia de São Valentim


Diz-se que o imperador Cláudio pretendia reunir um grande exército para expandir o império romano.

Para isso, queria que os homens se alistassem como voluntários, mas a verdade é que eles estavam fartos de guerras e tinham de pensar nas famílias que deixavam para trás...

Se eles morressem em combate, quem é que as sustentaria?

Cláudio ficou furioso e considerou isto uma traição. Então teve uma ideia: se os homens não fossem casados, nada os impediria de ir para a guerra. Assim, decidiu que não seriam consentidos mais casamentos.

Os jovens acharam que essa era uma lei injusta e cruel. Por seu turno, o sacerdote Valentim, que discordava completamente da lei de Cláudio, decidiu realizar casamentos às escondidas.

A cerimónia era um acto perigoso, pois enquanto os noivos se casavam numa sala mal iluminada, tinham que ficar à escuta para tentar perceber se haveria soldados por perto.

Uma noite, durante um desses casamentos secretos, ouviram-se passos. O par que no momento estava a casar conseguiu escapar, mas o sacerdote Valentim foi capturado. Foi para a prisão à espera que chegasse o dia da sua execução.

Durante o seu cativeiro, jovens passavam pelas janelas da sua prisão e atiravam flores e mensagens onde diziam acreditar também no poder do amor.

Entre os jovens que o admiravam, encontrava-se a filha do seu carcereiro. O pai dela consentiu que ela o visitasse na sua cela e aí ficavam horas e horas a conversar.
No dia da sua execução, Valentim deixou uma mensagem à sua amiga (por quem dizem que se apaixonou), agradecendo a sua amizade e lealdade.

Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens de amor no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269.

Citado em: http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Sabias&ID=531

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Desfile Carnaval

Devido ao mau tempo, este ano não possível realizar o desfile de Carnaval nas ruas do Funchal.

Fizemos o nosso desfile na escola que decorreu muito bem. Alunos e professores divertiram-se muito.

Aqui ficam algumas imagens desses momentos bem passados.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Festa de Carnaval

Hoje (11 de Fevereiro), a nossa escola realizou o seu tradicional Baile de Carnaval. Teve como convidados especiais o Dr. Rui Anacleto, a Dr.ª Nadina Mota e o Dr. Manuel André.

Cada turma apresentou um número musical aos convidados, seguido de um Baile muito participado por miúdos e graúdos.

Para finalizar (e recuperar energias) tivemos um lanche apetitoso.

Foi um dia muito divertido que contou com a participação e colaboração de toda a comunidade escolar.

Aniversário do Rafael e preparação do Carnaval

Ontem foi um dia muito atarefado na nossa escola, pois além de celebrarmos o aniversário do Rafael, também estivemos a preparar o Carnaval.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Concurso de cartazes - PRER

Nas últimas semanas, os alunos da nossa escola estiveram envolvidos na construção de cartazes relacionados com a Educação Rodoviária.

Todos participaram com interesse e motivação na realização de belos cartazes. O esmero da realização dificultou a tarefa do júri escolher o vencedor.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Visita do CAB

Hoje, a nossa escola recebeu alguns elementos da equipa masculina de basquetebol do Clube Amigos dos Basquete (CAB), incluindo o treinador da equipa.

Depois de uma breve visita às salas de aula, seguiu-se uma pequena conversa connosco sobre o basquetebol, onde alguns alunos fizeram algumas perguntas... Depois foi o momento pelo qual todos esperavam… o jogo.

Foram jogos divertidos entre atletas e alunos, em que houve boa disposição e amizade.

Foi um dia muito divertido para os nossos alunos.