quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dia do Holocausto - 27 de Janeiro


"O dia Internacional do Holocausto é uma data instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, aprovada mediante a resolução 60/7, que designa a data 27 de Janeiro para a comemoração anual em memória das vítimas do Holocausto.

O dia 27 de Janeiro foi escolhido, porque nesta data, em 1945, o exército soviético libertou o maior campo de extermínio nazi, localizado na Polónia (Auschwitz – Birkenau)".

Citado em: http://www.amisrael.org.il/pt/?p=1238

Pão de cenoura – Turma D

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Celebração de Aniversários – Mês de Janeiro

Hoje também celebrámos os aniversários dos alunos, que fizeram anos no mês de Janeiro: O Vitório e o Alexandre.


Pão com chouriço e linguiça – Turma B

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Varrer dos Armários

Como é costume na nossa escola, na véspera do Santo Amaro, realizámos o varrer dos armários ao Drº Francisco Fernandes; Drª Heliodora Palermo; Drº Morgado e Drª Rui Anacleto.


Apesar de alguma chuva, tudo correu bem.


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Projecto: “Os Artistas Digitais”

O concurso Os Artistas Digitais, promovido pelo CCEMS (Centro de Competência "Entre Mar e serra"), tem como objectivos, não só promover a utilização das TIC em contexto escolar mas também desenvolver as capacidades de utilização das ferramentas de processamento de texto e de imagem, como instrumentos fundamentais para estimular a capacidade criativa dos alunos.
Para edição deste ano (10.º Aniversário), os alunos poderão participar seleccionando de entre um dos dez temas a concurso:
"O meu computador"
"O que quero ser quando for grande"
“O meu melhor amigo”
"A minha terra "
“O meu professor”
“O meu herói”
“O que desejo para o mundo”
“A Família é”
"O livro que mais gosto"
“Uma cidade num planeta distante”

Aqui estão os trabalhos dos nossos alunos.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Os Reis Magos - 6 de Janeiro

"Num país distante viviam três homens sábios que estudavam as estrelas e o céu. Um dia viram uma nova estrela muito mais brilhante que as restantes, e souberam que algo especial tinha acontecido. Perceberam que nascera um novo rei e foram até ele.

Os três reis magos, Baltazar, representante da raça africana; Belchior, representante da raça europeia e Gaspar que representava a raça asiática, (representando todas as raças conhecidas até à data, simbolizando a homenagem de todos os Homens da Terra a Jesus), levavam presentes, e seguiam a estrela que os guiava até que chegaram à cidade de Jerusalém. Aí perguntaram pelo Rei dos Judeus, pois tinham visto a estrela no céu.

Quando o rei Herodes soube que estrangeiros procuravam a criança, ficou zangado e com medo. Os romanos tinham-no feito rei a ele, e agora diziam-lhe que outro rei, mais poderoso, tinha nascido? Então, Herodes reuniu-se com os três reis magos e pediu-lhes para lhe dizerem quando encontrassem essa criança, para ele também a ir adorar.

Os reis magos concordaram e partiram, seguindo de novo a estrela, até que ela parou e eles souberam que o Rei estava ali. Ao verem Jesus, ajoelharam e ofereceram-lhe o que tinham trazido: ouro (Belchior), incenso (Gaspar) e mirra (Baltazar). As prendas têm uma simbologia, pois o ouro era somente oferecido a Reis, perfazendo a sua nobreza; o incenso, representa a divindade e a mirra, simboliza Jesus como Homem e o sofrimento que iria ter ao longo da sua vida. A seguir partiram.

À noite, quando pararam para dormir, os três reis magos tiveram um sonho. Apareceu-lhes um anjo que os avisou que o rei Herodes planeava matar Jesus.

De manhã, carregaram os camelos e já não foram até Jerusalém: regressaram à sua terra por outro caminho.

José também teve um sonho. Um anjo disse-lhe que Jesus corria perigo e que ele devia levar Maria e a criança para o Egipto, onde estariam em segurança. José acordou Maria, prepararam tudo e partiram ainda de noite.

Quando Herodes soube que fora enganado pelos reis magos, ficou furioso. Tinha medo que este novo rei lhe tomasse o trono. Então, ordenou aos soldados para irem a Belém e matarem todos os meninos com menos de dois anos. Eles assim fizeram. As pessoas não gostavam de Herodes, e ficaram a odiá-lo ainda mais.

Maria e José chegaram bem ao Egipto, onde viveram sem problemas.
Então, tempos depois, José teve outro sonho: um anjo disse-lhe que Herodes morrera e que agora era altura de regressar com a família a Nazaré à sua casa.

Depois da longa viagem de regresso, eles chegaram enfim ao seu lar".


Citado em: http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=HBiblioteca&ID=43

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dia Mundial do Braille - 4 de Janeiro

“Assinala-se a 4 de Janeiro o «Dia Mundial do Braille», efeméride que pretende, acima de tudo chamar a atenção para os problemas dos cidadãos invisuais e da responsabilidade que a todos nos envolve nesta problemática, de modo próprio na construção de um mundo onde seja possível, cada vez mais e em cada dia, a sua integração e um não pleno à discriminação.

Recorda-se que o método de Braille, que veio permitir um vasto número de actividades aos invisuais, de modo próprio a leitura, a integração profissional, a música, etc, foi inventado por Louis Braille, que faleceu em Paris aos 43 anos de idade, em 1852 e que cegara aos 3 anos.

Professor toda a sua curta vida, compositor e um verdadeiro génio compôs livros para facilitar o ensino e elaborou com Foucault, um novo alfabeto para cegos, também aplicado à música, à estenografia e ao cálculo, modificando preponderantemente a educação dos mesmos”.

Citado em: http://www.regiaosul.pt/noticia.php?refnoticia=80031

sábado, 1 de janeiro de 2011