Quatro regras para as partidas do Primeiro de Abril:
1 - Não se pode magoar ou fazer mal à pessoa. 2 - A vítima tem de acreditar (ou não estar nada à espera). 3 - A vítima, quando descobre, tem pelo menos de sorrir. 4 - Nessa altura tem de se gritar: "1º de Abril!". Para os adultos é sobretudo nos jornais e na televisão que se inventam histórias que são grandes mentiras, mas que têm de parecer verdade. A piada é tentar-se adivinhar se é mesmo verdade... ou não.
Um pouco de história
Bem, o que acontece com o 1º de Abril é mais ou menos comum a festas deste tipo: há várias explicações e não se sabe qual é a real.
- Uma delas refere que começou em França, pois havia a celebração do equinócio da Primavera que marcava o Ano Novo. Em 1564, o rei francês Carlos IX mudou o calendário para o que usamos hoje - o Gregoriano e o Ano Novo passou a começar a 1 de Janeiro. Aos que ainda celebravam o ano novo em Abril chamavam-lhes tolos (em inglês são os "April's Fools'"). Como no ano novo anterior (Abril) se trocavam prendas, começaram a dar-se, nesta altura, prendas para gozar com os outros. - Na Escócia a ideia de pregar partidas foi bem aceite e a mais praticada (ainda hoje) é a de mandar alguém caçar gambuzinos (cuckoo hunt - caça ao cuco).
- Outra explicação fala de um festival romano, o da Cerelia, que celebra a história de Proserpina. Parece que Proserpina estava a colher lírios no vale quando foi raptada por Plutão, o deus romano. A mãe dela, Ceres, ficou tão atrapalhada que começou a procurá-la sem muito método (e sem resultados) - tudo isto tem a ver com a caça aos gambuzinos, que é a ideia de procurar algo que nunca se vai achar. - Pregar partidas é tão divertido, que muitos países têm esta celebração, mas noutros dias... No México é a 28 de Dezembro. Na Roma antiga era a 25 de Março. Na Índia é a 31 de Março.
Citado em: http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Sabias&ID=621
Sem comentários:
Enviar um comentário