quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia Internacional das Crianças Desaparecidas - 25 de Maio



"O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas teve origem no rapto de uma criança de 6 anos de idade, Etan Patz, no dia 25 de Maio de 1979 em Nova York e posterior desaparecimento. Nos anos que se seguiram, várias organizações começaram a assinalar esta data, mas somente em 1983 é que o Presidente dos EUA declarou o 25 de Maio como o dia dedicado às Crianças Desaparecidas.


Três anos mais tarde, em 1986, esta data conheceu a dimensão internacional.
Na Europa, foi em 2002 que este dia foi assinalado pela Child Focus, ONG parceira Belga, como uma experiência piloto, sob o patronato da Rainha Belga. Em 2003, as iniciativas fizeram-se sentir na França, Holanda, Reino Unido (onde se dedica todo o mês à problemática dos desaparecidos), República Checa, Polónia, Alemanha e Bélgica.
No Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, entrou em funcionamento um número único europeu para estes casos: 116000. São psicólogas que atendem esta linha.
Com este número, os pais podem anunciar o desaparecimento de um filho, e essencialmente a própria criança pode utilizá-lo para pedir apoio se for caso disso.
O Instituto de Apoio à Criança (IAC) luta há anos por este dia, que fará a diferença na luta contra o pior de todos os pesadelos de uma família.
Segundo o IAC "Todos os dias centenas de crianças desaparecem na Europa e em todo o mundo. Algumas nunca são encontradas, mas felizmente a grande maioria das crianças acabam por ser localizadas dentro das primeiras 24 horas do seu desaparecimento, graças ao árduo trabalho de vários profissionais".


Este número de telefone é lançado, em simultâneo em todo o espaço europeu. Portugal está entre os dez estados-membros da UE que se associaram a esta decisão, sendo os outros a Bélgica, a Eslováquia, a França, a Grécia, a Holanda, a Hungria, a Itália, a Polónia, e a Roménia".

Citado em: http://criancices.blogspot.com/2009/05/dia-internacional-das-criancas.html

Sem comentários: