sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Dia da Declaração Universal dos Direitos do Homem – 10 de Dezembro
Citado em: http://comemorando.blogspot.com/2004/12/10-de-dezembro-dia-da-declarao.html
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Celebração de Aniversários – Mês de Novembro
O bolo estava delicioso (como sempre) e todos adoraram!
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – 3 de Dezembro
Citado em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_internacional_das_pessoas_com_defici%C3%AAncia
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Educamedia: “Aprender com o cinema”
Depois do visionamento, trabalhamos na sala de aula a compreensão do filme e a análise dos personagens e realizamos pesquisas na internet.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Dia da Restauração da Independência – 1 de Dezembro
Tudo começou em finais do séc. XVI: o rei de Portugal era D. Sebastião.
Em 1578, D. Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África. Portugal ficou, assim, sem rei, pois D. Sebastião era muito novo e ainda não tinha filhos, não havia herdeiros directos para a coroa portuguesa.
Assim, quem subiu ao trono foi o Cardeal D. Henrique, que era tio-avô de D. Sebastião. Mas só reinou durante dois anos porque nem todos estavam de acordo com ele como novo rei.
Em 1580, nas Cortes de Tomar, Filipe II, rei de Espanha, foi escolhido como o novo rei de Portugal. A razão para a escolha foi simples: Filipe II era filho da infanta D. Isabel e também neto do rei português D. Manuel, por isso tinha direito ao trono.
Nesta altura, era frequente acontecerem casamentos entre pessoas das cortes de Portugal e Espanha, o que fazia com que houvesse espanhóis que pertenciam à família real portuguesa e portugueses que pertenciam à família real espanhola.
Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe IV (III de Portugal). Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país.
Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo).
Sabias que havia também defensores do rei espanhol em Portugal? Mas o povo não gostava disso porque o País não era governado com justiça e havia muitos problemas e ataques às províncias ultramarinas e, especialmente, ao Brasil.
Na altura, a Duquesa de Mântua era vice-rainha e Miguel de Vasconcelos era escrivão da Fazenda do Reino. Tinha imenso poder.
No dia 1 de Dezembro de 1640, os Restauradores mataram-no a tiro e foi defenestrado (atirado da janela abaixo) no Paço da Ribeira.
Filipe III abandonou o trono de Portugal e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei.
O dia 1 de Dezembro passou a ser comemorado todos os anos como o Dia da Restauração da Independência de Portugal, já que o trono voltou para um rei português.
Citado em: http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?ID=365&P=Portugal
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Confecção dos Bolos de Mel – Turmas A e C
Amanhã será a cozedura.
Foi uma actividade que envolveu muito trabalho e esforço.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Entrega de certificado e hasteamento da bandeira PRER
Hoje foi o dia de hastearmos a nossa bandeira.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Dia Nacional do Não Fumador – 17 de Novembro
O tabagismo é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) a principal causa de morte em todo o mundo.
A "Luta antitabágica" constitui um grave problema de saúde pública. Cada vez mais é importante implementar acções de formação e de educação da população em geral.
O tabaco é uma droga e por isso provoca dependência. Não é fácil deixar de fumar, mas este acto trás benefícios de ordem física, psicológica e económica.
A desabituação da nicotina é difícil e muitas vezes requer acompanhamento profissional. Sendo o tabaco um dos maiores inimigos da saúde pública, dê um passo para uma vida sem fumo.
Citado em: http://www.portugalook.com/eventos/dia-mundial-do-nao-fumador/
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Dia Nacional do Mar – 16 de Novembro
Tal como existe o dia da água, da árvore ou do ambiente, também o mar é celebrado, em Portugal, sendo 16 de Novembro o Dia Nacional do Mar. Neste dia, em 1994, entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) que estabeleceu um novo quadro jurídico para o direito do mar. Ao ratificar a CNUDM, a 14 de Outubro de 1997, Portugal assumiu responsabilidades, sendo que é “dono” de uma das áreas marítimas mais extensas da Europa, e a maior da União Europeia, com uma dimensão 18 vezes superior ao território nacional.
Em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar e, desde então, tem vindo a ser evocado através de uma série de eventos e iniciativas. Em 2006, por exemplo, as comemorações do Dia Nacional do Mar foram subordinadas ao tema “O Mar e o desenvolvimento sustentável”. Já em 2009, o tema eram as Alterações Climáticas.
A comemoração deste dia engloba sempre um vasto conjunto de iniciativas de âmbito nacional, regional e local, que incluem diversas actividades de natureza cultural, desportiva, cientifica, etc. Estas actividades envolvem vários ministérios e outras entidades públicas e privadas ligadas ao mar.
Citado em: http://www.forum.pt/blogue/dia-nacional-do-mar.html
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa - 15 de Novembro
Numa época, em Portugal, em que nada, ou quase nada se sabia acerca da comunicação entre os surdos, no Instituto Jacob Rodrigues Pereira (Casa Pia), as crianças surdas, nos seus tempos livres, comunicavam entre si numa "língua secreta, só delas, que as protegia dos ouvintes que as rodeavam": falavam com as mãos, falavam a Língua Gestual Portuguesa.
A expressão "língua gestual" refere-se à língua materna de uma comunidade de surdos. Essa língua é produzida por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e a sua recepção é visual. Tem um vocabulário e gramática próprios.
Muitas pessoas pensam que a língua gestual, em todo o mundo, é igual. Esse pensamento baseia-se em alguns preconceitos errados.
Os linguistas que estudaram as diferentes línguas gestuais concluíram que estas apresentavam diferenças consideráveis entre si.
Citado em: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_gestual_portuguesa
http://lingua-gestual-portuguesa.blogspot.com/
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Magusto
Os alunos participaram com muito entusiasmo, vivendo desta forma uma das nossas tradições.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Dia de São Martinho – 11 de Novembro
Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.
Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.
Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam.
De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.
Citado em: http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=HBiblioteca&ID=36
domingo, 31 de outubro de 2010
Halloween - 31 de Outubro
Aos poucos, a comemoração foi-se tornando pública e muitos rituais começaram a ser praticados, mas sempre em tom de brincadeira, como adivinhas e jogos para saber quem iria casar ou ganhar muito dinheiro naquele ano.
Com isso o costume de festejar a data foi ganhando adeptos, principalmente entre crianças e adolescentes.
Levado para os Estados Unidos pelos colonizadores, o Halloween é, hoje em dia, uma das festas mais populares do país. Fantasiados conforme manda o figurino fantasmagórico, meninos e meninas percorrem as casas vizinhas repetindo a frase: "Trick or Treat?" (travessuras ou gostosuras), e recebem doces em troca do sossego dos donos da casa.
Citado em: http://www.prof2000.pt/users/bejml/bruxas.htm
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Festa do Pão – por - Deus
Aqui ficam algumas fotografias desses momentos.
Pão – por - Deus
Passeiam assim por toda a povoação e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, às vezes, até dinheiro!
Há povoações em que se chama a este dia, o "Dia dos Bolinhos".
Depois, almoça-se e vai-se ao cemitério pôr flores nas campas dos familiares já falecidos, por causa do Dia de Finados. Sabias que "finado" é a pessoa que já morreu?
Uma coisa muito boa que não sabias de certeza é que é costume os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro, aos seus afilhados no Dia de Todos os Santos!
Antigamente todas as pessoas iam pedir o "Pão por Deus" porque havia muita pobreza e havia mesmo necessidade de pedir.
Normalmente as pessoas punham as mesas com o que tinham em casa (comida e bebida) e, quando chegavam os pobres, entravam e comiam à vontade e à saída ainda lhes davam mais alguma coisa.
Hoje já só pedem as crianças para não se perder a tradição. E mesmo assim, só nas terras mais pequenas.
Citado em: http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Sabias&ID=312
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Dia da Biblioteca Escolar – 25 de Outubro
Acção de sensibilização sobre a higiene oral
domingo, 17 de outubro de 2010
Dia Mundial da Alimentação - 16 de Outubro
Citado em:http://www.leme.pt/historia/efemerides/1016/
"A 16 de Outubro de 2010, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, coincidindo esta data com o 65º aniversário da Organização para a Agricultura e a Alimentação das Nações Unidas (FAO).
O tema escolhido este ano é “Unidos contra a fome”, que visa reconhecer os esforços realizados na luta contra a fome no mundo, a nível nacional, regional e internacional. A união contra a fome realiza-se quando o estado, as organizações da sociedade civil e o sector privado trabalham em parceria, com o objectivo de eliminar a fome, a pobreza e a desnutrição.
Neste Dia Mundial da Alimentação 2010, em que o número de pessoas com fome no mundo atinge níveis altamente preocupantes, torna-se imperioso assegurar o abastecimento alimentar a uma população mundial em crescimento.
De acordo com a FAO, a produção de alimentos terá de aumentar 70 por cento até 2050, para alimentar uma população de nove mil milhões de pessoas. No que concerne a produção agrícola, o seu aumento poderá ser feito de forma sustentável, através do recurso a políticas adequadas e a tecnologias e abordagens correctas que complementem os ciclos naturais".
Citado em:http://www.gppaa.min-agricultura.pt/Destaques/DMA.html
Historia da Seguranca da Informacao on Dipity.