segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa - 15 de Novembro


Língua Gestual Portuguesa (LGP) é a língua gestual (no Brasil: língua de sinais) através da qual grande parte da comunidade surda, em Portugal, comunica entre si. É processada através de gestos, como o nome indica e a sua captação é visual.

Numa época, em Portugal, em que nada, ou quase nada se sabia acerca da comunicação entre os surdos, no Instituto Jacob Rodrigues Pereira (Casa Pia), as crianças surdas, nos seus tempos livres, comunicavam entre si numa "língua secreta, só delas, que as protegia dos ouvintes que as rodeavam": falavam com as mãos, falavam a Língua Gestual Portuguesa.

A expressão "língua gestual" refere-se à língua materna de uma comunidade de surdos. Essa língua é produzida por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e a sua recepção é visual. Tem um vocabulário e gramática próprios.

Muitas pessoas pensam que a língua gestual, em todo o mundo, é igual. Esse pensamento baseia-se em alguns preconceitos errados.

Os linguistas que estudaram as diferentes línguas gestuais concluíram que estas apresentavam diferenças consideráveis entre si.

Citado em: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_gestual_portuguesa

http://lingua-gestual-portuguesa.blogspot.com/

Sem comentários: