quinta-feira, 10 de junho de 2010

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – 10 de Junho


Sabias que Luís de Camões morreu neste dia em 1580?

Este poeta é considerado o maior poeta de língua portuguesa e dos maiores da Humanidade, autor de “Os Lusíadas”, onde elogiou as aventuras heróicas dos nossos antepassados! Ele próprio era um grande aventureiro!

É a razão de este ser o Dia de Portugal, chamado oficialmente Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (também se homenageiam os vários milhões de portugueses espalhados pelo Mundo).

Sabias que, há bastantes anos, o 10 de Junho era chamado o «Dia da Raça»? «Raça» lusitana, ou seja, todos os que são portugueses, tanto os que estão em Portugal como os que vivem por todo o mundo!

Nessa época falava-se muito de heroísmo e orgulho na nação. Na justa medida, são elementos importantes para manter uma cultura e um sentimento patriótico.

Mas repara: patriotismo não se deve confundir com nacionalismo. Neste último, os sentimentos positivos de pertença a um país (patriotismo) tornam-se negativos e acha-se que o próprio país é «superior» a todos os outros... Isso pode ser mau.
Bom, e agora outra questão: Sabias que a nossa língua é a 7ª mais falada do mundo? E olha que existem milhares de línguas e dialectos!

Mas não é só Camões que representa o nosso país. Existem outros símbolos que nos representam e que também têm história:

A bandeira nacional (A Bandeira de Portugal é bipartida verticalmente em duas cores fundamentais, verde escuro e vermelho, ficando o verde do lado da tralha. Ao centro, e sobreposto à união das duas cores, tem o escudo das armas nacionais, orlado de branco e assentando sobre a esfera armilar Manuelina, em amarelo e avivada de negro);

O hino nacional: “A Portuguesa” (Sabias que a música foi escrita por Alfredo Keil e a letra por Henrique Lopes de Mendonça, ainda antes da revolução?);

A moeda nacional (o próprio Escudo desapareceu a 31 de Dezembro de 2001, já que em 2002 foi substituído pela moeda da União Europeia, o Euro);

E a língua portuguesa (Falam português cerca de 190 milhões de pessoas)!

O Dia de Portugal é também o dia em que se atribui determinados títulos e medalhas aos portugueses que se distinguiram em determinadas áreas, sem distinção da opção ideológica ou da opção religiosa.

Citado em: http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?ID=209&P=Portugal

Sem comentários: