sexta-feira, 11 de junho de 2010

Diploma de Competências Básicas (DCB)


Hoje, mais do que nunca, é imprescindível que camadas tão amplas, quanto possível da população, adquiram, logo a partir do Ensino Básico, um conjunto de competências básicas em tecnologias da informação que lhes permitam, em última análise, um exercício pleno dos seus direitos de cidadania.
A Direcção Regional de Educação, através da Direcção Serviços de Tecnologias Educativas, entidade acreditada como instituição de certificação, informa que se torna pertinente a validação das competências básicas mínimas em TIC.

Objectivos:


-Promover o Diploma de Competências Básicas nas escolas;

- Propor a realização dos DCB para Pais/ Encarregados de Educação;
- Dotar os alunos do 4º ano do 1º ciclo, alunos do 2º e 3º ciclos e outros agentes da comunidade educativa da RAM com as competências Básicas em TI.

Destinatários:


A certificação de Competências Básicas em Tecnologias de Informação destina-se aos alunos do 4º ano do 1º ciclo (inscritos na actividade de Enriquecimento Curricular - TIC), alunos 2º e 3º ciclos e Secundário e outros agentes da comunidade educativa da RAM.

Duração do exame:

O DCB é obtido através da aprovação do exame, exclusivamente, prático, com uma duração máxima de 60 minutos. Aos candidatos que obtenham aprovação deve ser atribuído o DCB, após a conclusão do exame de certificação.

Organização do DCB:


A organização da certificação em cada escola é da responsabilidade do Coordenador TIC.

Calendarização:

A atribuição do DCB decorrerá entre as datas 10/02/10 a 10/07/10


O exame visa avaliar as seguintes competências:

-Escrever, imprimir e guardar um texto;

- Pesquisar informação na Internet;

- Receber e enviar correio electrónico.

Conteúdos:

-Criar e nomear uma pasta;
- Digitar, gravar e imprimir um texto;

- Aceder à World Wide Web;

- Entrar num motor de busca;

- Pesquisar sobre um tema dado e imprimir páginas;

- Entrar na caixa de correio electrónico;

- Ler uma mensagem e imprimi-la;

- Enviar uma mensagem, anexando o texto.

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