segunda-feira, 29 de novembro de 2010
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Confecção dos Bolos de Mel – Turmas A e C
Amanhã será a cozedura.
Foi uma actividade que envolveu muito trabalho e esforço.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Entrega de certificado e hasteamento da bandeira PRER
Hoje foi o dia de hastearmos a nossa bandeira.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Dia Nacional do Não Fumador – 17 de Novembro
O tabagismo é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) a principal causa de morte em todo o mundo.
A "Luta antitabágica" constitui um grave problema de saúde pública. Cada vez mais é importante implementar acções de formação e de educação da população em geral.
O tabaco é uma droga e por isso provoca dependência. Não é fácil deixar de fumar, mas este acto trás benefícios de ordem física, psicológica e económica.
A desabituação da nicotina é difícil e muitas vezes requer acompanhamento profissional. Sendo o tabaco um dos maiores inimigos da saúde pública, dê um passo para uma vida sem fumo.
Citado em: http://www.portugalook.com/eventos/dia-mundial-do-nao-fumador/
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Dia Nacional do Mar – 16 de Novembro
Tal como existe o dia da água, da árvore ou do ambiente, também o mar é celebrado, em Portugal, sendo 16 de Novembro o Dia Nacional do Mar. Neste dia, em 1994, entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) que estabeleceu um novo quadro jurídico para o direito do mar. Ao ratificar a CNUDM, a 14 de Outubro de 1997, Portugal assumiu responsabilidades, sendo que é “dono” de uma das áreas marítimas mais extensas da Europa, e a maior da União Europeia, com uma dimensão 18 vezes superior ao território nacional.
Em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar e, desde então, tem vindo a ser evocado através de uma série de eventos e iniciativas. Em 2006, por exemplo, as comemorações do Dia Nacional do Mar foram subordinadas ao tema “O Mar e o desenvolvimento sustentável”. Já em 2009, o tema eram as Alterações Climáticas.
A comemoração deste dia engloba sempre um vasto conjunto de iniciativas de âmbito nacional, regional e local, que incluem diversas actividades de natureza cultural, desportiva, cientifica, etc. Estas actividades envolvem vários ministérios e outras entidades públicas e privadas ligadas ao mar.
Citado em: http://www.forum.pt/blogue/dia-nacional-do-mar.html
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa - 15 de Novembro
Numa época, em Portugal, em que nada, ou quase nada se sabia acerca da comunicação entre os surdos, no Instituto Jacob Rodrigues Pereira (Casa Pia), as crianças surdas, nos seus tempos livres, comunicavam entre si numa "língua secreta, só delas, que as protegia dos ouvintes que as rodeavam": falavam com as mãos, falavam a Língua Gestual Portuguesa.
A expressão "língua gestual" refere-se à língua materna de uma comunidade de surdos. Essa língua é produzida por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e a sua recepção é visual. Tem um vocabulário e gramática próprios.
Muitas pessoas pensam que a língua gestual, em todo o mundo, é igual. Esse pensamento baseia-se em alguns preconceitos errados.
Os linguistas que estudaram as diferentes línguas gestuais concluíram que estas apresentavam diferenças consideráveis entre si.
Citado em: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_gestual_portuguesa
http://lingua-gestual-portuguesa.blogspot.com/
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Magusto
Os alunos participaram com muito entusiasmo, vivendo desta forma uma das nossas tradições.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Dia de São Martinho – 11 de Novembro
Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.
Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.
Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam.
De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.
Citado em: http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=HBiblioteca&ID=36
Historia da Seguranca da Informacao on Dipity.